Luz ideal para o quarto do bebê

Luz ideal para o quarto do bebê

Junto com a gravidez, surgem inúmeras dúvidas a respeito dos cuidados com o bebê, para garantir o maior conforto aos pequenos. E você sabia que um dos cuidados que precisamos ter, e muitas vezes é deixado de lado, é com a iluminação correta?


O quarto é a primeira casa própria do bebê, por isso, devemos nos atentar a cada espaço e cada detalhe. Por isso, a iluminação quando escolhida a adequada, podemos criar um ambiente acolhedor, tranquilo, confortável e seguro para o bebê brincar e dormir. Hoje fizemos um artigo muito especial para você saber qual escolher na hora de compor o quarto do seu verdadeiro amor. Confira a seguir nossas dicas!


Iluminação suave e difusa


Eça é uma das melhores opções na hora de montar o quarto do bebê. Ela proporciona um ambiente acolhedor e tranquilo, o que é um fator muito importante para ajudar o bebê na hora de relaxar e dormir. As luzes difusas também ajudam que o bebê fique muito agitado ou estimulado, o que pode dificultar o sono.


A dica principal para conseguir utilizar esse tipo de iluminação é utilizar as de tonalidade mais quentes e suaves, como as lâmpadas amarelas. Optar por luminárias que espalham a luz de forma suave e uniforme é muito importante para que não atrapalhe o bebê também. 


Iluminação de teto


A iluminação de teto é uma ótima opção prática e funcional para diversos ambientes, inclusive para o quarto do bebê. Ela ajuda de forma fácil a iluminar o ambiente de uma forma geral, podendo ser facilmente controlada por interruptores. Porém, é importante escolher uma iluminação de teto que não seja forte e direta, porque pode causar desconforto ao bebê. 


Nossa dica é que você use uma luminária de teto com dimmer, na qual permite controlar a intensidade da luz e ajustá-la de acordo com as necessidades do bebê e do momento.


Iluminação de parede


Ela é uma opção interessante para criar um clima mais aconchegante ao quarto do bebê. É possível utilizar uma luminária de parede com luzes mais suaves e difusas para iluminar cantos específicos do ambiente, como a área de brinquedos, a poltrona de amamentação ou, até mesmo, suavemente o berço.


Além disso, é possível utilizar alguns abajures de parede para criar uma iluminação mais direcionada e ajustável. No entanto, é importante escolher alguns modelos que não possuam fios expostos que podem ser alcançados pelo bebê, para, assim, garantir total segurança.


IMPORTANTE: EVITE LUZES EM EXCESSO


Mamães e papais, é preciso entender sobre a melatonina. Ele é um hormônio do sono, produzido pelo nosso organismo quando chega a noite.Ela está diretamente ligada com a iluminação que temos no ambiente, servindo como relógio que nosso organismo utiliza.


Quando chega a noite e escurece, ela começa a ser produzida e, durante o dia, ela diminui até que nós acordamos. Devido a isso, é ideal que os bebês tenham noites de sono sem qualquer luz no quarto,porém, se elas forem precisas, deve-se evitar luzes brancas ou azuis, elas não ajudam na hora da produção de melatonina!


Por isso, SIM, de preferência ao máximo às luzes quentes, como amarelas, alaranjadas e vermelhas, na qual não prejudicam a produção de melatonina.



Garanta as melhores escolhas para o seu bebê


Quando decoramos o quarto do bebê, é muito importante levarmos em consideração a iluminação. Por isso, com esse artigo, mostramos que escolher uma iluminação suave e difusa pode ajudar a criar um ambiente tranquilo e acolhedor, diferente da iluminação de teto e de parede, que podem ser utilizadas para complementar a iluminação geral do ambiente ou para criar pontos de luz específicos.


Seja qual for a sua opção escolhida, é importante lembrar que a segurança sempre deve estar em primeiro lugar. Certificar-se de escolher luminárias e lâmpadas seguras e que estejam em conformidade às normas de segurança.

Em nosso site você encontra diversos móveis para fazerem parte desse espaço tão especial. Acesse nosso site e confira! Ou clique aqui

Voltar para o blog